Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da Creche reflete uma filosofia educacional que privilegia o desenvolvimento integral da criança nos aspectos afetivo, emocional, social, moral, físico-motor e cognitivo.

O nosso objetivo é proporcionar a formação da criança, valorizando o processo de construção da identidade, da autonomia, da humanização, da responsabilidade, da cooperação e da cidadania, respeitando sua fase e seus direitos. Tudo isso acontece em um contexto em que cuidados e educação se realizem de modo prazeroso e lúdico.

O trabalho pedagógico é construído e vivenciado em todos os momentos por todos os envolvidos no processo educativo da Creche, organizando e criando ambientes e situações, o que contribuirá para que os bebês e as crianças exercitem sua inteligência, seus afetos e sentimentos, constituindo conhecimentos e valores, vivendo e convivendo ativa e construtivamente.

Acolhimento/Socialização

As crianças dão os primeiros passos na experiência social e de conhecimento Acolhemos nossas crianças com muito carinho, atenção, empatia e escuta ativa, para que este contato ocorra de forma tranquila, segura e repleta de experiências significativas. A chegada das crianças à Creche é sempre um momento de alegria. Iniciamos a socialização com a roda de conversas que são momentos primorosos para acolher as suas demandas e expectativas. As crianças contribuem com relatos de experiências vividas.

Psicomotricidade

As etapas do desenvolvimento infantil são dinâmicas, por isso zelamos pela relação existente entre as possibilidades biológicas e mentais de cada criança. Nesse processo é fundamental oportunizar brincadeiras, motivando novas experiências para que conquistem novas formas de coordenação.

Nutricionista

Nossas famílias recebem assessoria nutricional de todo o processo de introdução dos alimentos dos bebês, adaptando e evoluindo a alimentação de acordo com a idade e fase do desenvolvimento de cada criança. Além do acompanhamento às crianças, educadoras e cozinheiras recebem orientação nutricional periódica quanto às práticas de higiene, oferta quantidade de alimentos.

Janaína Almeida

Na Creche, nossa dinâmica está vinculada ao educar e cuidar, pois entendemos o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Acolhemos as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade e articulamos em nossa propostas pedagógicas, ampliando os conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando as aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar, especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças desta faixa etária, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), objetivando a socialização, a autonomia e a comunicação. Praticamos o diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a Creche e as famílias. Nossa proposta é cuidar das necessidades físicas e emocionais básicas da criança por meio do estímulo ao desenvolvimento do movimento, da linguagem e da afetividade.