Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental II abrange uma extensão de conteúdos sem negligenciar as principais finalidades do ensino desta faixa etária, visando a uma educação mais ampla e renovada, na qual os alunos buscam, de forma interativa, a consolidação de seus conhecimentos de leitura, escrita e cálculo.

A apresentação das disciplinas aos alunos é exposta em espiral, ou seja, é caracterizada pelo constante retorno aos conteúdos em níveis progressivamente mais complexos. Estimulamos em nossos alunos a criação de processos e estratégias eficientes que possibilitem aprendizagens efetivas, sem ceder às facilidades. A interação entre aluno, professor e escola acontece de forma dinâmica, com diversos projetos educacionais, tendo como diferencial uma abrangência e extensão dos conteúdos.

Linguagens

Em linguagens, as aprendizagens, nos componentes curriculares, ampliam as práticas de linguagem conquistadas no Ensino Fundamental, Anos Iniciais. Nesse segmento, a diversificação dos contextos permite o aprofundamento de práticas de linguagem artísticas, corporais e linguísticas que se constituem e constituem a vida social. Consideramos o aprofundamento da reflexão crítica sobre os conhecimentos dos componentes da área, dada a maior capacidade de abstração dos estudantes. Essa dimensão analítica é proposta como meio para a compreensão dos modos de se expressar e de participar no mundo, constituindo práticas mais sistematizadas de formulação de questionamentos, seleção, organização, análise e apresentação de descobertas e conclusões.

Matemática

Por meio da articulação de seus diversos campos – Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade, garantimos que os alunos relacionem observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e esquemas) e associem essas representações a uma atividade matemática (conceitos e propriedades), fazendo induções e conjecturas. Esperamos assim que os alunos desenvolvam a capacidade de identificar oportunidades de utilização da matemática para resolver problemas, aplicando conceitos, procedimentos e resultados para obter soluções e interpretá-las segundo os contextos das situações. A dedução de algumas propriedades e a verificação de conjecturas, a partir de outras, são estimuladas, sobretudo ao final do Ensino Fundamental.

Ciências da Natureza

Nos anos finais do Ensino Fundamental, a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental. Ao longo desse percurso, ampliamos a capacidade de abstração e da autonomia de ação e de pensamento, em especial nos últimos anos, e o aumento do interesse dos alunos pela vida social e pela busca de uma identidade própria. Possibilitamos a eles, em sua formação científica, explorar aspectos mais complexos das relações consigo mesmos, com os outros, com a natureza, com as tecnologias e com o ambiente; ter consciência dos valores éticos e políticos envolvidos nessas relações; e, cada vez mais, atuar socialmente com respeito, responsabilidade, solidariedade, cooperação e repúdio à discriminação.

Ciências Humanas

Na passagem para o Ensino Fundamental – Anos Finais, os alunos vivenciam diversas mudanças biológicas, psicológicas, sociais e emocionais. Ampliam suas descobertas em relação a si próprios e às suas relações com grupos sociais, tornando-se mais autônomos para cuidar de si e do mundo ao seu redor. Desenvolvemos habilidades voltadas para o uso concomitante de diferentes linguagens (oral, escrita, cartográfica, estética, técnica etc.). Tornado possível o diálogo, a comunicação e a socialização dos indivíduos, condição necessária tanto para a resolução de conflitos quanto para um convívio equilibrado entre diferentes povos e culturas. É desenvolvida a capacidade para responder de maneira crítica, propositiva e ética as conflitos impostos pela história.