Na Educação Infantil, a Proposta Pedagógica
acompanha o desenvolvimento integral da criança oferecendo um ambiente acolhedor e a
oportunidade de proporcionar situações de aprendizado através da brincadeira, onde o
conhecimento parte sempre de estímulos lúdicos e prazerosos, para que o potencial dos alunos se
desenvolva plenamente nos aspectos social, emocional, motor e intelectual.
Através da interdisciplinaridade, as
crianças têm a oportunidade de aprender e se desenvolver nos diversos campos de experiência, por
meio de uma proposta lúdica, em um ambiente alegre e desafiador, garantimos os direitos de
aprendizagem e desenvolvimento das crianças nessa etapa da educação, por meio dos eixos
estruturantes, assegurando-lhes condições de: conviver, brincar, participar, explorar e
conhecer-se.
O trabalho diferenciado que nossa equipe
propicia com atividades lúdicas, rodas de conversas e projetos realizados, preparam a criança
para aprender a conviver na construção de vínculos de confiança, no relacionamento com a
natureza e na valorização do seu pensamento, formando-se um ser capaz de colaborar em sociedade.
Destaca experiências relacionadas à construção da identidade e da subjetividade, as aprendizagens e conquistas de desenvolvimento relacionadas à ampliação das experiências de conhecimento de si mesmo e à construção de relações, que devem ser, na medida do possível, permeadas por interações positivas, apoiadas em vínculos profundos e estáveis com os professores e os colegas.
Coloca ênfase nas experiências das crianças em situações de brincadeiras, nas quais exploram o espaço com o corpo e as diferentes formas de movimentos. A partir daí, elas constroem referenciais que as orientam em relação a aproximar-se ou distanciar-se de determinados pontos, por exemplo. Valoriza-se as brincadeiras de faz de conta, nas quais as crianças podem representar o cotidiano ou o mundo da fantasia, interagindo com as narrativas literárias ou teatrais. Traz, ainda, a importância de que as crianças vivam experiências com as diferentes linguagens, como a dança e a música.
Ressalta as experiências das crianças com as diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, incluindo o contato com a linguagem musical e as linguagens visuais, com foco estético e crítico. Enfatiza as experiências de escuta ativa, mas também de criação musical, com destaque nas experiências corporais provocadas pela intensidade dos sons e pelo ritmo das melodias. Valoriza a ampliação do repertório musical, o desenvolvimento de preferências, a exploração de diferentes objetos sonoros ou instrumentos musicais, a identificação da qualidade do som, bem como as apresentações e/ou improvisações musicais e festas populares.
Realça as experiências com a linguagem oral que ampliam as diversas formas sociais de comunicação presentes na cultura humana, como as conversas, cantigas, brincadeiras de roda, jogos cantados, etc. Dá destaque, também, às experiências com a leitura de histórias que favoreçam aprendizagens relacionadas à leitura, ao comportamento leitor, à imaginação e à representação e, ainda, à linguagem escrita, convidando a criança a conhecer os detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os personagens, a perceber no seu corpo as emoções geradas pela história, a imaginar cenários, construir novos desfechos, etc. O Campo compreende as experiências com as práticas cotidianas de uso da escrita, sempre em contextos significativos e plenos de significados, promovendo imitação de atos escritos em situações de faz de conta, bem como situações em que as crianças se arriscam a ler e a escrever de forma espontânea, apoiadas pelo professor, que as engajam em reflexões que organizam suas ideias sobre o sistema de escrita.
A ênfase está nas experiências que favorecem a construção de noções espaciais relativas a uma situação estática (como a noção de longe e perto) ou a uma situação dinâmica (para frente, para trás), potencializando a organização do esquema corporal e a percepção espacial, a partir da exploração do corpo e dos objetos no espaço. O Campo também destaca as experiências em relação ao tempo, favorecendo a construção das noções de tempo físico e cronológico, as noções de ordem temporal e histórica. Envolve experiências em relação à medida, favorecendo a ideia de que, por meio de situações-problemas em contextos lúdicos, as crianças possam ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos, de pessoas e de espaços, compreender procedimentos de contagem, aprender a adicionar ou subtrair quantidades aproximando-se das noções de números e conhecendo a sequência numérica verbal e escrita. A ideia é de que as crianças entendam que os números são recursos para representar quantidades e aprender a contar objetos usando a correspondência "um-a-um", comparando quantidade de grupos de objetos.
Meu nome é Aline Meyer Simas, sou formada em Pedagogia e pós graduada em neuropsicopedagogia. Atuo como Coordenadora Pedagógica há 7 anos no CEI com o segmento da Educação Infantil e com os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
Posso dizer que a minha atuação enquanto Coordenadora Pedagógica tem como principal objetivo a condução/colaboração no processo de ensino-aprendizagem, buscando assegurar a indissociabilidade entre cuidado e educação nas práticas cotidianas dos professores e demais profissionais da escola, sempre dentro das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
ver mais